quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

QUANDO CAEM OS VALENTES

    Depois de meditar alguns dias e ler quase tudo que saiu na mídia, resolvi escrever minhas impressões.
    Nasci em lar católico e lá permaneci até os 18 anos, fui batizada ainda bebê, fiz catecismo e primeira comunhão, só faltou-me a crisma, sempre tive livre trânsito entre os católicos da família, conheço bem os dogmas da religião, e como todo mundo surpreendi-me com a renúncia do Papa Bento XVI, apesar de a muito não fazer parte das ovelhas de seu rebanho.
    Vi durante a minha vida, líderes que deixaram o posto, alguns abandonaram o chamado, outros perderam-se na visão, e ainda outros não suportando as provações do ministério, negaram-se a pagar o preço. Em todos os casos senti-me muito triste.
    Tratando-se do Papa, ele disse que renuncia "em plena liberdade, pelo bem da igreja", Bento XVI, de 85 anos, disse que tomou a decisão "orando arduamente e examinando a própria consciência", que está consciente da diminuição de suas forças espirituais e físicas, na véspera, durante a missa da quarta-feira de cinzas, afirmou que a igreja "está desfigurada" pelas "divisões em seu corpo eclesiástico", e que há também "hipocrisia religiosa".¹
    Essas declarações seguidas pela renúncia revela alguém que se acha sem forças para a batalha. Alguém que enxerga os problemas e a própria impotência.Cai diante das pressões por reformas, denúncias de corrupção, tráfico de influência, inconformidade do sistema do Vaticano com o evangelho.
    Em 2ª Samuel 1:25, Davi lamenta a morte de Saul e Jônatas ocorrida na batalha e disse: "Como caíram os valentes no meio da peleja!" Chora por Jônatas e chama Saul de "Ungido do Senhor", não obstante todas as perseguições sofridas por parte de Saul.
    Assim não quero ir ao ponto das diferenças, mas convergir naquilo em que concordo com os feitos de Bento XVI, que em seu pontificado reafirmou os valores da família, em nome da defesa da vida, ele manteve a condenação do aborto, da eutanásia e do casamento gay. Foi chamado de conservador por isso.
    A família tem sido duramente atacada em nome da modernidade, e se um líder da magnitude de um Papa a defende, então tem meu apoio nesse ponto, pois a grita para que caiam os valores morais ancorados na fé é grande.
    Quanto à sucessão no Vaticano, Deus age na história.

"Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor."                                      1ª Coríntios 16:13 e 14

1-fonte : g1.globo.com
Foto: internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook