quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ucrânia escolhe pastor para presidente interino

   
A Ucrânia atravessa um momento de crise institucional, com a deposição do presidente Viktor Yanukovich por conta de  protestos no país contra a política internacional adotada por ele. Apesar da crise e das mortes entre forças militares e manifestantes,(foram mais de 100 mortes e de 2000 feridos) o momento de efervescência social uniu cristãos católicos, evangélicos e ortodoxos, que pedem paz.
    Yanukovich foi deposto pelo congresso do país, e agora as autoridades procuram pelo ex-presidente para cumprir um mandato de prisão. A crise no país se iniciou quando o então presidente negou um acordo comercial com a União Européia para estreitar ainda mais os laços com a Rússia, algo rejeitado pela população.
    O presidente interino do país, Oleksander Turchynov, indicado para comandar a transição política da Ucrânia, é um pastor evangélico e tem uma longa carreira política. Aos 49 anos, lidera uma pequena Igreja Batista, e concilia seu ministério com suas atividades públicas.
    Segundo informações do Jornal Nacional, apesar de aceitar o desafio, Turchynov já avisou que não concorrerá nas próximas eleições, abrindo a disputa para todos os grupos políticos.
    Informações do WNYT, a União de Igrejas Evangélicas da Ucrânia se reuniu para selar uma posição a respeito da crise, e publicou um documento pedindo que a sociedade ucraniana ponha fim à violência. Um trecho do comunicado diz que - "Sem arrependimento, graça, perdão e reconciliação, o país continuará dividido e em conflito", acrescentando: - " Esta é a pré-condição para uma profunda transformação espiritual da Ucrânia... Apelamos às igrejas evangélicas da Ucrânia que sirvam para trazer a paz entre as pessoas e curar as feridas da guerra"
    Que Deus abençoe a Ucrânia trazendo a paz, e esse irmão que ora a governa.

Fonte: Gospel +
Foto: EFE- Uma manifestante clama a Deus de joelhos no chão no centro de Kiev, durante protestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook