segunda-feira, 27 de outubro de 2014

"A culpa é desses nordestinos..."

Não demorou muito para que, logo após a definição das eleições, surgissem os primeiros comentários atribuindo a vitória de Dilma aos eleitores do Nordeste. E muitos muitos desses comentários vêm carregados de teor preconceituoso, chamando os nordestinos de “burros” por terem votado da Dilma.
Ora, não é necessário muita inteligência e nem muito conhecimento matemático para concluir que Dilma não foi eleita apenas com os votos do Norte e do Nordeste. Se Dilma recebesse 100% dos votos desses regiões (o que não aconteceu), e nenhum o voto do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela não conseguiria ser eleita. Todos os votos do Norte e Nordeste não seriam suficientes para eleger Dilma.
Dilma foi eleita sim. Não apenas com os 70% dos votos dos Nordestinos.
Ela foi eleita porque 52,41% dos mineiros votaram nela.
Foi eleita porque 54,94% dos fluminenses votaram nela.
Foi eleita porque 46,47% dos gaúchos votaram nela.
Foi eleita porque 46,15% dos capixabas votaram nela.
Foi eleita porque 42,90% dos goianos votaram nela.
Foi eleita porque 39,02% dos paranaenses votaram nela.
Foi eleita porque 35,41% dos catarinenses votaram nela.
Foi eleita porque, até mesmo em São Paulo, ela recebeu um número considerável de votos. 35,69% dos paulistas votaram em Dilma.
Dilma foi eleita sim… Não apenas pelos Nordestinos, mas sim porque 51,64% dos BRASILEIROS votaram nela.
Portanto, se você acha que nordestino é “burro” por ter votado na Dilma, sinto em lhe informar duas verdades:
1. Nem todo nordestino é “burro”, pois nem todos votaram na Dilma.
2. Temos “burros” em todos os estados brasileiros, pois Dilma recebeu votos em todos eles. Não houve 1 estado sequer em que Dilma recebeu menos de 30% dos votos.
Portanto, há uma grande probabilidade de que você, mesmo morando no Sul/Sudeste, tenha um vizinho “burro”, um amigo “burro”, um familiar “burro”. E se você tem filhos crianças, ainda existe o grave risco de que, ao completarem 16 anos, estes se tornem “burros” e votem no PT. Afinal, muita gente nos nossos estados do Sul/Sudeste vota nesse partido.
Se você não percebeu isso, talvez seja a hora de considerar que burro não é o nordestino, ou quem votou na Dilma, mas quem nutre uma visão preconceituosa e racista que não consegue enxergar a inteligência, a beleza e a graça do povo e da cultura nordestina que tanto enriquece e engrandece o nosso país.
Espero que você leve em conta as considerações deste carioca que, ao contrário da maioria dos meus conterrâneos, não votou em Dilma (e não me considero nem um pouco mais inteligente por isso), que vive no Paraná (onde Aécio ganhou) e que vai casar com uma nordestina linda e inteligente.
Um abraço a todos.
E que Deus abençoe a presidente Dilma, as demais autoridades, e todo o povo brasileiro.
Anderson Paz, Conexão Eclésia
….
* A imagem que ilustra este post foi elaborada por Thomas Conti, Para fazer frente ao discurso de ódio, o economista desenvolveu um gráfico que mostra um Brasil mais uniforme. Ao invés de marcar com cores diferentes os estados onde um ou outro candidato venceu numericamente, Conti fez uma ponderação em relação à proporção de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook