quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Exodus - Deuses e Reis - o filme

    -Um Homem e seu chamado-
    No penúltimo dia de minhas férias, lá fomos nós ao cinema ver Exodus, aqui em casa somos todos admiradores de Christian Bale, desde seu papel em Batman, isso nos animou bastante mas estávamos temerosos se valeria a pena devido a decepção que foi Noé de Russel Crow. falei dele aqui em outro post.
    Diferente de Noé, Exodus não tem muitas distorções da Bíblia, uma coisa ou outra foi alterada, tem um Deus que se apresenta na figura de um menino, tem uma areia movediça junto com a sarça ardente, e Moisés tem uma espada ao invés do cajado, tem as pragas do Egito, a travessia do Mar Vermelho, conflitos familiares, uma música poderosa, imagens grandiosas.
    O filme é inspirador! Vale a pena, Christian Bale está fantástico. Apesar que achei que faltou alguns diálogos que explicassem as pragas, pois quem não tem familiaridade com a Bíblia pode não compreender ou talvez desperte interesse pela leitura da história o que seria um bom resultado.
    Mas quero passar para vocês que saí do cinema meditando no chamado de Moisés, na cena em que ele encontra Deus, o qual pergunta:"quem você é? Ele responde : "sou um pastor", Deus então diz: " procuro um general para um exército". Ao que Bale responde: "com quem e para o quê".
    O Homem integral é ele e sua causa, sua missão.
    Com quem vou nessa luta e por quem estou lutando?
    Moisés descobriu um povo escravo que era seu povo, e liberta-los tornou-se sua missão, todo homem anseia por um chamado, uma causa que lhe mova, que lhe dê sentido aos dias.
    Quando Moisés chega diante do mar, com um exército em seu encalço, o personagem mostra nos olhos seu desespero, lança sua espada nas águas e abandona-se nas areias da praia, revelando sua incapacidade, deixa sua auto-suficiência, percebe que só com a ajuda de Deus sairia dali com aquele povo.
    Quantas vezes também em nossa jornada percebemos que nas nossas forças não conseguiremos e então resta-nos lançarmos tudo que somos, pensamos ou sentimos nas mãos de Deus que tem todo o sustento. Aí então acontece o milagre!

Leia sobre as pragas do Egito em Êxodo 9,10 e 11 e no 14 sobre a passagem no Mar Vermelho
Serviço:
Exodus: Gods and Kings - 2014, USA, Century Fox, Direção: Ridley Scott, 154 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook