terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Entre noras e sogras - uma conversa franca

 
  Relação complicada essa, mas não precisa ser assim, mas o fato é que existe mesmo um fio desencapado pronto a faiscar entre noras e sogras, mesmo entre mulheres cristãs. E são muitos os relatos das mulheres que afirmam não entenderem-se nessas relações específicas.
    Conheci uma mulher que ao ver uma grávida de menino dizia prontamente - "Ah amo meninos, são ótimos companheiros, o único problema é que quando crescem resolvem trazer para casa uma espécie chamada nora, aí tudo desanda..."
    Sou nora, casei com o filho mais bonito da Dona Cida e também sou sogra, tive dois filhos homens.
    Mas porque acontece tal comportamento? Competição? Insegurança? Falta de confiança? Com toda franqueza digo-lhes que não sei.
    Os meninos são realmente companheiros e nós mães temos com eles algo especial, uma cumplicidade, experimentei isso com meus filhos, e talvez venha daí os conflitos, pois não somos mais as únicas mulheres nas vidas deles.
   Na Bíblia lembro-me de dois casos, um muito inspirador que é o de Noemi, ela ficou viúva e morreram-lhe também os  filhos e sua nora Rute a acompanhou e cuidou dela sendo muito amigas  e outro revelador de conflitos que é o caso de Rebeca e suas noras que eram filhas de Het, casadas com Esaú, fato que a levou a pedir ao marido que impedisse o filho mais novo de tomar para esposa mulheres da mesma região, pois dizia ela, lhe era melhor morrer, que drama não, as brigas deveriam ser fortes e constantes. O marido era nada mais que Isaac, filho de Abraão, e ele fez o que ela pediu. Confira em Gênesis 27:46 e Rute.
    Citei brevemente os dois casos só para concluirmos em nossa premissa de que realmente acontece desdes os tempos bíblicos bons e maus relacionamentos entre noras e sogras.
   Então aqui vão algumas dicas, sem nenhuma pretensão, apenas para nos ajudar a uma melhor convivência, seja você sogra, ou seja nora, ou seja as duas como eu:
-Nunca, mas nunca mesmo, dê de presente no fim de ano, um creme tipo anti-sinais, daqueles 40+ ou 50+ para sua sogra, ela vai receber a mensagem que você acha que ela está velha.
- Não dê jamais para sua nora de presente objetos para limpeza da casa, tipo aspirador, organizador de gavetas, etc, ela vai receber a mensagem que você pensa que ela não é boa dona de casa.
Essas mensagens são automáticas e chegam sem serem enviadas, são um tipo de vírus da relação, e detona tudo.
-Saiba que número ela calça. Isto é importante. Prefira dar os sapatos e bolsas que toda mulher adora, mas não seja avarenta. compre algo bem legal, é preferível dar presente uma só vez ao ano do que dar oportunidade ao vírus das mensagens indesejadas, afinal você não quer isso. Quer se dar bem com ela. Não se acanhe em pedir ajuda a alguma amiga.
-Saiba o dia do aniversário dela. Gente, ter uma sogra ou nora que nem sequer telefona no dia do seu aniversário é o fim. A mensagem que chega é que nem liga mesmo.
-Quando estiver na casa da nora, de visita e ela tiver saído por algum motivo, NÃO caia na tentação de arrumar o guarda-roupa dela, deixe lá, do jeito que estiver, a menos que ela te peça, pode ser que ela tenha arrumado a casa inteira para te receber e não deu para chegar lá ou talvez não seja mesmo a
praia dela arrumar guarda-roupas, e daí? Deixe lá.
-Nunca fale mal de sua sogra na frente de seus filhos, os pequenos não entendem que pode ser um desabafo e deixam de admirar a avó, e creia-me eles precisam desta relação com as avós para crescerem saudáveis psiquicamente, se precisar falar procure alguém confiável que saiba ouvir e te aconselhar, ou só te ouvir mesmo.
-Quando chegar na casa de seu filho, lembre-se você está na casa da sua nora, a casa é dela, não ultrapasse os limites.
Por fim e muito importante procure andar pelo caminho da humildade e reconciliação, o perdão é poderoso e Deus te concederá graça!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook