quarta-feira, 4 de março de 2015

As aceitações de um discípulo!

"...Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" -Mateus 16:24-
   
Vamos falar um pouquinho sobre esse versículo e tirar algumas lições dele? Muitos acham que tomar a cruz significa aceitar o próprio sofrimento, mas na verdade Jesus ministrava uma lição de discipulado.
Negar a si mesmo não significa eliminar a vontade. Isto fica implícito na expressão "se alguém quer". Todavia, significa coloca-la a serviço de Deus e do próximo. Decorre disso aceitar certas formas de direção e disciplina que o velho homem (nossa natureza carnal) rejeita, tais como: 
- Aceitar repreensões fortes (como Jesus repreendeu a Pedro).
- Aceitar instruções (os discípulos aceitam as instruções de Jesus quanto à estratégia de evangelização).
- Aceitar lições práticas de humildade (Jesus apresenta uma criança como modelo de humildade, apresenta a vida de serviço como padrão d'Ele mesmo).
- Aceitar que opiniões pessoais sejam contrariadas (os discípulos repreenderam as crianças que queriam se aproximar de Jesus e foram contrariados pelo Senhor).
- Aceitar a censura de seus atos (os discípulos foram censurados por Jesus porque queriam impor que certos homens não expulsassem demônios, pois estes não seguiam com eles). 
- Aceitar o questionamento das próprias motivações (Jesus questionou a motivação de seus discípulos quando estes queriam destruir os samaritanos.
    Estas aceitações, dentre outras, são para muitos a grande dificuldade para aceitarem o discipulado bíblico, porque atingem em cheio o espírito independente do homem natural. Entretanto, são nessas condições que se reconhece o verdadeiro discípulo, aquele que aceita não somente o que Jesus fez ( Sua obra redentora), mas também quem ele é (Senhor) e suas palavras, instruções e mandamentos.
    Ao ler estas aceitações percebo que uma reflexão sincera em oração se faz necessária, este é o alvo do Senhor para nós: que sejamos discípulos. Tenho permitido ser repreendido ou quero que minhas opiniões prevaleçam sempre? Quando sou censurado como tenho reagido? Ponho logo minhas mangas de fora? Jesus é manso e humilde. Não é um caminho fácil, mas Ele está conosco!

"Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto e fazei discípulos de todas as nações" Mateus 28:18, 19

Com informações do Boletim O Discípulo- dez-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook