terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Promovendo discipulado entre mulheres de diferentes gerações-parte 2

Por Leeann Stiles  Parte 02 -  Criando uma cultura de discipulado

Alguns anos atrás, os presbíteros da nossa igreja começaram a conduzir nossa congregação na promoção de uma cultura de discipulado – queríamos amadurecer como corpo de cristãos que se ajuda mutuamente no aprendizado sobre como seguir a Cristo, à luz da sua Palavra. Conforme consideramos como promover este discipulado entre as mulheres, as nossas ideias giraram em torno de três verbos: encorajar, ensinar e modelar.
 1. Encorajar 
 Embora a maioria das mulheres cristãs tenha uma ideia do valor das amizades entre gerações, é necessário um pouco mais de estímulo. Nossa igreja simplesmente começou a falar sobre o assunto. Nas reuniões de mulheres nós passamos a reservar um tempo para compartilhar a visão das mais experientes, e a encorajar as mulheres a começar a orar sobre como elas poderiam alcançar umas às outras. Trouxemos à tona o valor dos relacionamentos de discipulado nos estudos bíblicos, nos almoços da igreja, ao responder a perguntas sobre ministérios de mulheres — basicamente utilizamos todas as chances que tivemos. Eventos para mulheres, pequenos grupos e equipes de ministério forneceram oportunidades para conhecer e começar amizades com mulheres de fora dos nossos círculos homogêneos.
Pela graça de Deus, a ideia lentamente pegou. As mulheres mais velhas e as mais jovens começaram a reunir-se — lendo a Palavra de Deus, examinando suas vidas à luz dela, orando para caminhar de acordo com ela.
Nós também tentamos afirmar e apoiar. Nossos pastores e presbíteros trouxeram palavras de encorajamento. Sugerimos bons materiais para leitura e estudo nas reuniões, bem como métodos de entendimento das Escrituras em pares ou em pequenos grupos. Os líderes gentilmente recusaram-se a assumir situações de confusão, aconselhando e orando por aqueles que já estavam envolvidos na resolução.
 2. Ensinar
Muitas mulheres sentem que não estão prontas para discipular alguém mais jovem. Isto pode ou não ser verdade. Se somos mais experientes, devemos nos perguntar por que nos sentimos despreparadas. Nós estamos levando o nosso próprio crescimento espiritual a sério? Temos ponderado sobre as maneiras pelas quais Deus tem nos conduzido ao longo dos anos? Estamos nos dedicando ao estudo das Escrituras, à oração, ao aprendizado da teologia, à leitura de bons livros? Se assim for, podemos orar por confiança guiada pelo Espírito para nos abrir e compartilhar um pouco do que temos aprendido. Se não, podemos começar a nos dedicar a crescer em Cristo — não apenas para nosso próprio bem, mas para o crescimento dos que nos rodeiam. Talvez possamos nos ajuntar com uma outra mulher para aconselhar uma mais jovem, como Sneha fez.(Sneha foi citada na parte 01)
Além de incentivar o crescimento pessoal, as igrejas podem oferecer ajuda através do ensino e do treinamento. Nosso pastor, por exemplo, criou três classes de seis semanas para as mulheres – ministradas por mulheres, focando nas disciplinas espirituais, como discipular alguém, e nos versos de Tito 2, especificamente para mulheres. Outros organizaram retiros de mulheres com foco nestes temas. Ensino informal em pares ou em pequenos grupos reforça o que ouvimos em encontros maiores. Pela graça de Deus nós estamos crescendo em nossa determinação e capacidade de fazer o bem, no sentido espiritual, uns para com os outros, ao invés de apenas distribuir uma sabedoria mundana.
 3. Modelar
Finalmente, as mulheres precisam ver bons modelos. O mundo que nos rodeia está oferecendo todos os tipos de modelos. Nós, na igreja, então, devemos demonstrar o fruto de piedade em toda uma variedade de chamados, conforme compartilhamos nossas vidas juntos.
Tenho o privilégio de conhecer mulheres que fazem isso de maneiras maravilhosamente criativas. Eu mencionei Kristie e Sneha. Mas há também minha amiga Joanne, que convidou mulheres recém-casadas e jovens mães para uma manhã em uma praia próxima, e usou este tempo para falar de casamento e maternidade. Ela encontrou muitas oportunidades proveitosas para acompanhar essas mulheres individualmente.
Sarah e Joanna reuniram um grupo de meninas da universidade e montaram um painel de mulheres maduras para colocar suas perguntas. Uma animada discussão surgiu, e amizades foram formadas e têm continuado a se desenvolver.
Eu dei apenas alguns exemplos; as possibilidades de fomentar discipulado criativo são infinitas. (Discussões auxiliares e sinceras sobre este assunto podem ser encontradas no capítulo 7 do material do “Ministério de Mulher”, Jovens e Senhoras: Levando Tito a Sério”, por Kristie Anyabwile e Susan Hunt

 leia a parte 01 aqui  

Leia aqui a parte 03 - Fruto Rico

Por: Leeann Stiles. © 2016 The Gospel Coalition. Original: Como Promover Discipulado Entre Mulheres de Diferentes Gerações. Tradução: Ethel Friggi.  © 2016 Ministério Fiel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook